Era uma noite de sexta-feira, e João estava empolgado para sair com seu amigo, Pedro, para uma festa. Pedro estava animado porque tinha conhecido alguém especial em um aplicativo de namoro e estava ansioso para finalmente encontrá-la pessoalmente.
João: (coçando a cabeça) Pedro, você parece realmente empolgado para esta noite. Me conta mais sobre essa garota que você conheceu online.
Pedro: (sorri) Ah, João, ela é incrível! Seu nome é Andréia, e nós temos tantas coisas em comum. Mal posso esperar para encontrá-la.
João: (levanta uma sobrancelha) Andréia, hein? Interessante nome. Vocês já conversaram por vídeo ou só trocaram mensagens?
Pedro: (coça o queixo) Bem, só trocamos mensagens até agora. Ela disse que estava ocupada com o trabalho e que preferia nos conhecer pessoalmente primeiro.
João: (suspira) Pedro, você já ouviu falar do conceito de “catfish”?
Pedro: (confuso) Catfish? Como o peixe?
João: (ri) Não, não, meu amigo. É quando alguém finge ser outra pessoa online. Às vezes, as pessoas não são quem dizem ser.
Pedro: (preocupado) O quê? Você acha que a Andréia não é real?
João: (coça a cabeça) Não estou dizendo isso com certeza, mas é estranho que vocês nunca tenham feito uma chamada de vídeo. Talvez você devesse dar uma olhada mais de perto nas fotos dela, só para ter certeza.
Pedro: (pensativo) Você pode ter razão. Eu vou verificar agora.
Pedro pegou seu celular e começou a examinar as fotos da “Andréia”. Depois de alguns minutos, ele olhou para João com os olhos arregalados.
Pedro: (chocado) João, você estava certo! A Andréia é, na verdade, um homem chamado André!
João: (ri alto) Bem-vindo ao mundo dos encontros online, meu amigo! Às vezes, é preciso um pouco de investigação para descobrir a verdade.
Pedro: (suspira) Pelo menos agora eu sei. Mas eu não deveria ter percebido antes? O nome dela é tão parecido com o dele!
João: (ri ainda mais) Bem, às vezes, o amor é cego, mas a internet pode ser enganadora! Vamos para a festa agora e esqueça essa confusão. Quem sabe você não encontra alguém real lá fora?
E assim, João e Pedro partiram para a festa, com Pedro aprendendo uma lição engraçada sobre os perigos dos encontros online e a importância de verificar as informações antes de se envolver profundamente.
Que bosta de texto.
Parece cartilha do MEC, pra aula de 5a série….