Ah, as mães brasileiras e seu talento nato para transformar qualquer reunião em um verdadeiro banquete! Você menciona que vai levar uma amiga para casa e, de repente, a casa vira um buffet infantil. “Quantas pessoas vêm? Só pra eu saber o tanto de comida que tenho que fazer.” E lá vai ela, já calculando quantos quilos de arroz e feijão serão necessários para alimentar um batalhão.
E, claro, você menciona que vem mais umas cinco crianças. Pronto, agora a casa vai virar um episódio de “Carrossel”. É quase como se a mãe já estivesse visualizando a bagunça, as risadas e, claro, a quantidade de comida que vai desaparecer em questão de minutos.
O mais engraçado é que, para as mães, não importa se é um ou dez convidados, a preocupação é sempre a mesma: garantir que ninguém saia com fome. E se sobrar comida, melhor ainda, porque aí tem almoço garantido para os próximos dias.
No final das contas, a gente sabe que essa preocupação toda é só uma forma de demonstrar carinho. Porque, no fundo, a mãe brasileira adora ver a casa cheia, a mesa farta e todo mundo feliz. E se tem uma coisa que a gente aprende é que, com mãe, não tem tempo ruim: sempre cabe mais um, ou cinco, na mesa. E que venha o “Carrossel”!