Dúvida no uso dos porquês?

O uso dos porquês é um dos assuntos da língua portuguesa que mais causa dúvidas entre os falantes. Para que o emprego dos porquês seja feito de forma correta, é essencial entender e distinguir as quatro formas: porque, porquê, por que ou por quê.

Dúvida no uso dos porquês?

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
newest
oldest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thymonthy Becker

Minha pergunta eh: Porque existe quatro maneiras de escrever PORQUE se ao falarmos estas quatro palavras as pronunciamos da mesma forma? Se fosse como a palavra SABIA, SÁBIA, SABIÁ, que pronunciamos diferentes, ai tudo bem, mas o PORQUE eh só para querer aparecer quem o criou. E não venham querer dizer que eh certo, porque já tiraram várias acentos e hifens de nossa língua que antes juravam serem necessários.

Felipe

Cara vc é muito burro!
Que preguiça que tenho de gente burra!

Dunha da Cunha

Geralmente aquele que chama outro de burro sem nenhum tipo de argumento, é o que mais passa tempo zurrando pela internet.

eumesmo

burro é tu viado

JACKSON

Usando o por que separado vc sabe que é uma sentença pergunta sem precisar ver o ponto de interrogação. O assento não acrescenta nada mesmo, mas isso é normal na língua portuguesa e está sujeito a mudanças em alguma reforma ortográfica.

Gilberto

Por que nem sempre foi assim. Uma língua evolui com o tempo e os “porques” do português, no Brasil, acabaram perdendo as diferenças na pronúncia. Em Portugal, por exemplo, há diferença da pronúncia dos “porques” de pergunta e resposta. Acho que se fala “Porquê” para pergunta e “Pûrque” para a resposta (não estou falando que é assim que se escreve, mas como se fala).

A língua evolui naturalmente com mais facilidade no falar do que na escrita, que permanece com regras que remontam os primórdios da língua.

Rolar para cima